Viagem Literária

Apenas uma maneira de despejar em algum lugar todas aquelas palavras que teimam em continuar saindo de mim diariamente.

Name:
Location: Porto Alegre, RS, Brazil

Um gaúcho pacato, bem-humorado e que curte escrever algumas bobagens e algumas coisas sérias de vez em quando. Devorador voraz de livros e cinéfilo assumido. O resto não interessa, ao menos por enquanto.

Wednesday, July 18, 2007

Filmes de junho

O CONTRATO (THE CONTRACT) – EUA/Alemanha, 2006 *
De Bruce Beresford. Com John Cusack, Morgan Freeman, Jamie Anderson, Ian Chaw e Didem Erol.

Com exceção de Freeman, O Contrato é um desastre total. Além de contar uma história sem pé nem cabeça, Beresford não é capaz de imprimir tensão alguma ao filme, que parece uma produção realizada por amadores. Nem mesmo o sempre interessante Cusack consegue alguma coisa.

UM CARA QUASE PERFEITO (MAN ABOUT TOWN) – EUA, 2006 **1/2
De Mike Binder. Com Ben Affleck, Rebecca Romijn, John Cleese, Mike Binder, Adam Goldberg, Gina Gershon e Bai Ling.

Há boas idéias e algumas interessantes reflexões em Um Cara Quase Perfeito. No entanto, a nova obra de Mike Binder tem dificuldades em encontrar o tom correto, oscilando entre o drama pesado e a comédia escatalógica sem o menor pudor. O resultado é um filme com algumas boas cenas, mas um sem-número de momentos completamente despropositados.

ROCKY BALBOA – EUA, 2007 ***1/2
De Sylvester Stallone. Com Sylvester Stallone, Burt Young, Antonio Tarver, Geraldine Hughes e Milo Ventimiglia.
Quem não acreditava em Stallone – como eu – tem que calar a boca. O velho astro dá a volta por cima em sua carreira ao ressuscitar seu mais famoso personagem em um filme digno e interessante. O roteiro escrito pelo próprio Stallone é inteligente, focando na dura existência de Rocky, um homem preso ao sucesso do passado. Há uma bela construção de personagem e bons diálogos, transmitidos com honestidade e competência. A partir do momento em que a luta torna-se o tema principal, o filme enfraquece, mas Rocky Balboa não deixa de ser uma bela surpresa.

EDUKATORS (DIE FETTEN JAHRE SIND VORBEI) – Alemanha, 2004 ****1/2
De Hans Weingartner. Com Daniel Bruhl, Julia Jentsch, Stipe Erceg e Burghart Klaubner.
Edukators tem tudo aquilo que faz um grande filme: consegue misturar entretenimento com inteligência, além de levantar relevantes questões sociais. O relacionamento entre os personagens é bem equilibrado com o enredo principal, contando ainda com belas interpretação do elenco – tanto o jovem quanto o mais experiente. Weingartner ainda oferece diálogos interessantíssimos, em um filme que diverte e faz pensar. Imperdível.

SUPER NACHO (NACHO LIBRE) – EUA, 2006 ***
De Jared Hess. Com Jack Black, Ana de la Reguera, Héctor Jiménez e Darius Rose.

Idiota ao extremo, Nacho Libre é uma comédia escrachada que se apóia unicamente no talento de Jack Black. Sempre carismático e divertido, Black encontra aqui espaço para o exagero que tanto gosta – e não cai bem em outros filmes. A história é boboca e os personagens são idiotas, mas há momentos genuinamente engraçados, além da estonteante beleza de Ana de la Reguera.

O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS – Brasil, 2006 ****
De Cao Hamburguer. Com Michel Joelsas, Germano Haiut, Paulo Autran, Simone Spoladore e Caio Blat.

Mais um exemplo do alto nível do cinema nacional, O Ano em que meus Pais Saíram de Férias segue o exemplo de Edukators e combina entretenimento com inteligência de forma eficaz. Apresentando a ditadura na visão de um garoto, o filme mistura ingenuidade e leveza com sensibilidade e profundidade. É, sem dúvida, uma belíssima obra, sem exageros por parte da direção de Hamburguer e com um ótimo elenco.

ORGULHO E PRECONCEITO (PRIDE & PREJUDICE) – França/Inglaterra ****
De Joe Wright. Com Keira Knightley, Matthew McFadyen, Rosamund Pike, Donald Sutherland, Brenda Blethyn, Jena Malone e Judi Dench.

A imortal obra de Jane Austen ganha uma adaptação à altura pelas mãos do britânico Joe Wright. Contando com Keira Knightley inspirada no papel de Elizabeth, Orgulho e Preconceito consegue capturar a essência do livro de Austen, dando espaço para a construção e desenvolvimento da maioria dos personagens. A história de amor de Elizabeth e Darcy convence, a reconstrução de época é eficaz e o filme consegue emocionar.

SONHADORA (DREAMER: INSPIRED BY A TRUE STORY) – EUA, 2005 ***1/2
De John Gatins. Com Dakota Fanning, Kurt Russell, Elisabeth Shue, David Morse, Kris Kristofferson, Luis Guzmán e Freddy Rodriguez.

Apesar da estrutura formulaica e do acúmulo de clichês, Sonhadora consegue atingir seu objetivo. É óbvio que até o espectador mais desavisado sabe como o filme vai terminar, mas o diretor Gatins encontra coração no relacionamento entre a garota, seu pai e o cavalo, fazendo o espectador torcer por eles.

ZODÍACO (ZODIAC) – EUA, 2007 ****
De David Fincher. Com Jake Gyllenhaal, Robert Downey Jr., Mark Ruffalo, Chloe Sevigny, Anthony Edwards, Brian Cox, Elias Koteas e
John Carroll Lynch.
David Fincher é um dos melhores diretores da atualidade. Por isso, sempre há de se esperar algo mais do responsável por Clube da Luta. Em Zodíaco, Fincher conta a história real de um serial killer que aterrorizou os EUA. O cineasta está mais contido em termos visuais do que em seus filmes anteriores, mas domina a narrativa de forma exemplar. As dezenas de personagens, suspeitos e provas poderiam resultar em um filme confuso nas mãos de um cineasta menos talentoso. Fincher mantém o filme sempre coeso, dando espaço para o desenvolvimento da obsessão dos personagens em descobrir a identidade do assassino. É um filme detalhista, cuidadoso e mais um exemplo do talento descomunal de Fincher.

TEMPOS DE VIOLÊNCIA (HARSH TIMES) – EUA, 2005 ****
De David Ayer. Com Christian Bale, Freddy Rodríguez, Eva Longoria e Tammy Trull.

Christian Bale é o dono deste filme surpreendente. Em uma atuação visceral e repleta de energia, Bale cria um personagem complexo, carregando nas costas esta obra que mostra o lado selvagem das ruas de Los Angeles. Não há um enredo propriamente dito, com os personagens de Bale e Rodriguez apenas circulando pela cidade enquanto tentam encontrar seu rumo. Ayer (mesmo roteirista de Dia de Treinamento), demonstra talento atrás das câmeras, mantendo o filme interessante e com boa técnica – a cena na qual um tiro é disparado contra o carro deles é excelente.

FELIZ NATAL (JOYEUX NOEL) – França/Alemanha/Inglaterra, 2005 ****
De Christian Carion. Com Daniel Brühl, Diane Kruger, Benno Fürmann, Guillaume Canet, Danny Bloom e Gary Lewis.

Esta emocionante história real não precisava de muito para funcionar. Sabendo a força intrínseca do material que tem em mãos, Carion conta Feliz Natal sem exagerar no melodrama e resvalar em clichês. O fato excepcional dos soldados que fazem uma trégua para comemorarem – juntos – o Natal ressoa fundo no espectador, que maravilha-se diante de um filme repleto de humanismo e solidariedade.

NAPOLEON DYNAMITE – EUA, 2004 ***
De Jared Hess. Com Jon Heder, Jon Gries, Efren Ramirez, Aaron Ruel e Tina Majorino.

Apesar de ter se tornado uma referência cult, Napoleon Dynamite é apenas uma comédia interessante e com poucos momentos divertidos. Hess demonstra sua ternura para com os nerds e excluídos, retratados na figura ímpar de Napoleon. O filme peca na estrutura narrativa, tornando-se apenas uma série de esquetes bizarras envolvendo o personagem-título e sua família. É curioso e ocasionalmente divertido, mas nada mais.

OBRIGADO POR FUMAR (THANK YOU FOR SMOKING) – EUA, 2005 ****
De Jason Reitman. Com Aaron Eckhart, Cameron Bright, J. K. Simmons, Robert Duvall, Maria Bello, David Koechner, Katie Holmes, William H. Macy, Rob Lowe e Sam Elliot.

Obrigado por Fumar é a promissora estréia de Jason Reitman na direção. O cineasta debuta logo com uma obra difícil, uma sátira de humor negro, mas se sai surpreendentemente bem. Sua condução é segura e o roteiro ácido ao extremo, atirando para diversos lados sem jamais soar panfletário. Da mesma forma, Reitman evita os clichês e tira boas atuações de todo o elenco, especialmente de Eckhart.

SOB SUSPEITA (FIND ME GUILTY) – EUA, 2006 ***1/2
De Sidney Lumet. Com Vin Diesel, Alex Rocco, Peter Dinklage, Richard DeDomenico e Annabella Sciorra.

Lumet volta a demonstrar seu talento ao contar a história do mais longo julgamento dos EUA e do mafioso Jackie DiNorscio. Vin Diesel assume bem o papel do protagonista, combinando com talento o lado showman e carismático de DiNorscio com sua postura ameaçadora. Sob Suspeita começa muito bem e perde pouco de sua força assim que ganha um ar mais sério. Mesmo assim, é um filme acima da média e com a lucidez de um grande cineasta.

BUENOS AIRES 100 KM (BUENOS AIRES 100 KILÓMETROS) – Argentina, 2004 ***1/2
De Pablo José Meza. Com Juan Ignácio Perez Roca, Emilio Fernández, Alan Ardel, Hernan Wainstein, Juan Pablo Bazzini e Sandra Ballesteros.
O tema já foi abordado centenas de vezes (a passagens de jovens para a vida adulta) e Buenos Aires 100 Km não acrescenta nada a esta galeria. É um filme sincero, conduzido sem pressa e com bons atores, especialmente o protagonista Perez Roca. O realismo da vida dos personagens garante o interesse, mas não deixa de ser apenas mais do mesmo.

O AMOR NÃO TIRA FÉRIAS (THE HOLIDAY) – EUA, 2006 ***
De Nancy Meyers. Com Kate Winslet, Cameron Diaz, Jude Law, Jack Black, Rufus Sewell, Eli Wallach, Edward Burns e Shannyn Sossamon.

Não dá pra esperar grande coisa de uma comédia romântica de Nancy Meyers. Pelo menos, O Amor não Tira Férias entrega o que promete. É um filme bobinho e por vezes divertido, que peca pela inaptidão da diretora. O grande problema é o fato de ter que contar duas histórias ao mesmo tempo e Meyers acaba por dar ênfase em uma delas. Como resultado, uma é mais bem desenvolvida que a outra, que parece apressada demais. Além disso, se Jude Law e Cameron Diaz formam um bom casal, Winslet e Black não possuem química nenhuma, apesar de a atriz inglesa estar ótima como sempre.

Monday, July 02, 2007

FICÇÃO DE POLPA


Agora vai.

A criança já nasceu e ficou bem legal. Livros impressos, data de lançamento marcada. "Ficção de Polpa", projeto do Samir Machado de Machado e que tem um conto meu, vai ser lançado no dia 12 de julho, uma quinta-feira. A partir das 19h30, no Insano Bar, na Lima e Silva, estaremos eu, o Samir, o Rosp, o Larry e todos os outros autores autografando os livros dos interessados.

Pra quem ainda não sabe, o "Ficção de Polpa" é um projeto do Samir que busca resgatar a cultura das histórias envolvendo o macabro que deixou marca na metade do século passado, especialmente nos EUA. Ele convidou 16 autores pra escreverem um conto, assunto livre, desde que relacionado ao horror, ao sombrio, ficção científica e outra bizarrice qualquer.

Eu participo com o conto "O fígado", sobre um homem que começa a ser perseguido pelo seu próprio órgão, em função dos maus-tratos com ele em noites regadas a muito álcool. Garanto que não é uma história autobiográfica.

Ali em cima está o convite. Compareçam e entrem na fila pela minha assinatura, como se eu fosse alguém importante. Espero todos lá pra prestigiar a iniciativa do Samir.