Viagem Literária

Apenas uma maneira de despejar em algum lugar todas aquelas palavras que teimam em continuar saindo de mim diariamente.

Name:
Location: Porto Alegre, RS, Brazil

Um gaúcho pacato, bem-humorado e que curte escrever algumas bobagens e algumas coisas sérias de vez em quando. Devorador voraz de livros e cinéfilo assumido. O resto não interessa, ao menos por enquanto.

Friday, July 27, 2012

Estou cansado.


Estou cansado de ver a preguiça na busca do conhecimento, da falta de disposição para a leitura e da escolha deliberada pela ignorância, como se fosse a única ou a melhor opção.

Estou cansado do espaço dado pela mídia a quem não tem nada a oferecer, de ver crianças educadas por promotores da idiotização, em uma idolatria revoltante e perigosa à sociedade.

Estou cansado de ver a mediocridade elevada à genialidade e o comum alcançando o sucesso, enquanto na maioria das vezes o talento é menosprezado.

Estou cansado de acompanhar a arte ser transformada em produto, das ideias sendo pasteurizadas, da industrialização do que é realmente verdadeiro e original.

Estou cansado de gente expressando opinião sobre aquilo que não entende, criticando o que não conhece e defendendo o que não domina, em uma verborragia vazia e despropositada.

Estou cansado de gente pequena que se acha grande, de pessoas cegas por seu falso brilho, cujos espelhos ou estão quebrados ou simplesmente não refletem a realidade.

Estou cansado de ver o luxo tratado como prioridade e o dispensável como essencial, de ver vidas complexas se tornando frágeis embalagens que se esfacelam ao primeiro toque.

Estou cansado de quem reclama por pouco, que não consegue perceber que boa parte dos problemas podem ser resolvidos facilmente, sem a necessidade de exagerar a sua real dimensão.

Estou cansado da intolerância com opiniões contrárias ou visões apenas diferentes, da insensatez daqueles que veem a discordância como afronta e da estupidez de quem não percebe como a diversidade é essencial.

Estou cansado de ver o mundo sendo conduzido por superstições, de pessoas se apoiando em contos de fada ao invés de buscar seu próprio potencial, de gente preferindo a ilusão à verdade.

Estou cansado de doutrinas milenares ultrapassadas interferindo no Estado e impedindo a evolução natural da sociedade, da ciência e do pensamento, em uma atitude retrógada que não condiz com uma época dominada pela informação e pelo conhecimento.

Estou cansado de pessoas que não entendem ser menos que um grão de poeira em um universo de grandeza inimaginável e que ainda acreditam que este mesmo universo existe apenas e unicamente em função de si.

Estou cansado de ver a violência confundida com a coragem, a brutalidade tomada por grandeza e a agressão vista como símbolo de hombridade.

Estou cansado do reinado das aparências, de uma sociedade que valoriza uma fogueira de vaidades e exorciza quem não consegue se adequar a um discutível padrão social.

Estou cansado da ganância desenfreada e da moral corrompida, de ver a humildade e o respeito soterrados em uma necessidade de ser visto como um vencedor a qualquer custo.

Estou cansado de gente que espera sempre por finais felizes, que procura mais do que pode ter e que não consegue perceber a beleza que provém da pura simplicidade.

Estou cansado da necessidade de usar máscaras invisíveis, do risco de falar a verdade em prol da convivência e de quem é peão da hipocrisia vigente.

Estou cansado da censura ao pensamento subversivo, de quem se ofende com o politicamente incorreto e não entende que a evolução da sociedade precisa de atitudes transgressoras.

Estou cansado da falta de bom humor, de quem conduz a vida com exagerada seriedade e falta de leveza e não tem capacidade de rir de si mesmo ou de sua própria imagem.

Estou cansado da falta de fascinação pelas pequenas coisas da vida, da cegueira diante da beleza ao redor e de apatia frente a tudo aquilo que faz cada dia valer a pena.

Estou cansado da indiferença pelo próximo, de quem prefere não olhar para o lado e de ver que um animal abandonado é mais importante do que um ser humano passando fome.

Estou cansado de ser ignorado e roubado por quem deveria representar meus interesses, de servir como mero degrau para um abjeto jogo de poder e de ser visto como nada mais que um número em uma urna eletrônica.

Estou cansado do cinismo, da hipocrisia, das mentiras. Estou cansado da inversão dos valores, das palavras falsas e das pessoas vazias.

Estou cansado de ainda acreditar, de ter esperança que um dia tudo será melhor e que a humanidade e o indivíduo ainda podem atingir seu potencial.

Mas, acima de tudo, estou cansado de ver que sou culpado de muito do que me deixa cansado e de compreender, resignado, que não tenho força ou capacidade para mudar isso.

Silvio Pilau