Viagem Literária

Apenas uma maneira de despejar em algum lugar todas aquelas palavras que teimam em continuar saindo de mim diariamente.

Name:
Location: Porto Alegre, RS, Brazil

Um gaúcho pacato, bem-humorado e que curte escrever algumas bobagens e algumas coisas sérias de vez em quando. Devorador voraz de livros e cinéfilo assumido. O resto não interessa, ao menos por enquanto.

Thursday, January 15, 2009

Menina Arteira

Quem me conhece sabe que sou ligado nessa história de arte. Acho que tenho um gosto razoavelmente apurado para cinema, literatura e música, sendo capaz de apreciar uma obra de qualidade e até expor argumentos para corroborar minha opinião. Mas se há uma forma de arte que realmente não compreendo é a pintura. Nesse quesito, meu gosto é o mesmo da imensa maioria das pessoas. Simplesmente não consigo entender como certas pinturas, que parecem feitas por crianças do jardim, conseguem ser percebidas como expressões de um artista e valer centenas de milhões de dólares. Em um filme chamado “Mestre da Vida”, há uma discussão sobre isso, quando um jovem pintor leva desenhos de crianças com problemas mentais para a avaliação de um renomado crítico de arte. Daquele tipo pedante mesmo, metido a intelectual e com um suéter amarrado nos ombros. O cara acha tudo aquilo maravilhoso, o trabalho de um artista inovador, com uma visão diferenciada e aquela balela toda. O filme é supostamente baseado em fatos reais, mas não sei se essa história realmente aconteceu como filmada. Mesmo assim, ocorreu algo semelhante agora na Austrália. Uma mãe coruja, abismada com os desenhos da filha, decidiu levar ao dono de uma galeria para avaliação. O cidadão se apaixonou pelas pinturas e decidiu fazer uma exposição. Organizou tudo, enviou convites e, na hora, descobriu que a grande artista era uma criança de dois anos. Dois anos! A guria provavelmente nem fala e o cara já dizia que ela era um gênio. Que me desculpem os amantes da pintura, mas vou continuar sem entender o que realmente significa uma grande obra dessa arte.

1 Comments:

Blogger Anastácia Alacre said...

essa história de postar quinze vezes o mesmo texto junto é uma forma de arte?!heheh
tava com saudadesde vir conferir as tuas palavras aqui!
beijos da fã

6:51 AM  

Post a Comment

<< Home