Viagem Literária

Apenas uma maneira de despejar em algum lugar todas aquelas palavras que teimam em continuar saindo de mim diariamente.

Name:
Location: Porto Alegre, RS, Brazil

Um gaúcho pacato, bem-humorado e que curte escrever algumas bobagens e algumas coisas sérias de vez em quando. Devorador voraz de livros e cinéfilo assumido. O resto não interessa, ao menos por enquanto.

Tuesday, March 13, 2007

Caravana da Indignação

Há um fenômeno interessante surgindo entre jovens brasileiros. Não se trata de mais um Ronaldo, mas do número cada vez maior de espinhentos que decide largar sua terra e família por um tempo e tentar a vida em países de primeiro mundo. Hoje, é praticamente impossível não conhecer alguém que já passou um tempo fora ou lá se encontra agora.

Alguns podem tomar esse fenômeno como simples inquietação da juventude, a necessidade de conhecer mais, experimentar coisas novas e se divertir. Claro que esta explicação tem sua parcela de verdade, mas é ingenuidade acreditar que é a única justificativa para essa numerosa debandada.

Violência, corrupção, desemprego. Estes parecem ser os verdadeiros artífices por trás dessa escolha. A idéia geral, ainda que não gritada por quem nos deixa, é a de que simplesmente não dá mais para ficar no Brasil. Algo do tipo: “Se o próprio país não se leva mais a sério, então vou atrás de outro que o faça”.

As constantes decepções do povo brasileiro com seus governantes, a impunidade e a cada vez mais iminente derrota na guerra contra a violência têm se tornado uma herança que ninguém quer receber. Nosso nome está na lista do testamento como beneficiário, mas qual o custo? Os atuais donos da fortuna chamada Brasil deturparam-na tanto que a nossa geração não faz a menor questão de possuí-la.

O resultado é a caravana da juventude partindo rumo ao primeiro mundo atrás de algo melhor. Se em décadas anteriores, a geração mais jovem saía às ruas para protestar, pintando a cara e reclamando seus direitos, a gurizada atual simplesmente abana a mão para tudo isso. Mais do que desistência ou desolação, tal atitude é um protesto, mas um protesto silencioso. A mochila nas costas e o até logo são os principais gritos de indignação de nossa juventude.

Lá não tem assalto. Lá dá pra ganhar dinheiro. Lá as coisas realmente funcionam. É isso o que os jovens estão dizendo a quem está ouvindo. O Brasil está perdendo para si mesmo. A falta de esperança em relação ao país é desoladora. É preocupante. O país do futuro está perdendo seu futuro.

Enquanto isso, vamos levando aqui. Levando na bunda enquanto ouvimos as risadas de escárnio dos políticos às nossas – poucas – reclamações, belos sorrisos com dentes de ouro pagos de nossos próprios bolsos. Vamos colocando vidros escuros nos carros, saindo na rua sem qualquer coisa de valiosa para não nos tornarmos mais uma marca de giz no chão.
Vamos levando aqui e eles vão levando nossa grana, nossas esperanças. Nossa juventude. Alguém pode culpar os nossos imberbes aventureiros? Se não dá pra escapar de se tornar uma estatística, que seja a dos jovens em busca de grana lá fora, não das vítimas da violência aqui dentro. Se for pra ouvir mentiras e desculpas, que seja em outra língua. Pelo menos é mais difícil de entender.

4 Comments:

Blogger Unknown said...

A impunidade é nojenta!
Quem vai para Canadá, EUA, Inglaterra, Austrália, um dia volta. As vezes a contragosto e outras por nao suportar o peso de ser um cidadao (ou de tentar ser um) em um país que não é seu.

7:30 PM  
Blogger Pree said...

E o meu almoço heim cara-pálida?!

5:37 AM  
Anonymous Anonymous said...

Opinião é opinião! Concordo em parte, mas não em tudo. Continuo leitor assíduo de seu blog. A leitura de seus textos é sempre agradavel. Parabéns!

7:39 PM  
Anonymous Anonymous said...

http://markonzo.edu Best Site Good Work ashley furniture [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]ashley furniture[/url], :-?, allegiant air [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]allegiant air[/url], hwqost, pressure washers [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]pressure washers[/url], esndg, dishnetwork [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]dishnetwork[/url], jidrw, adt security [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]adt security[/url], grgai,

8:26 PM  

Post a Comment

<< Home