Viagem Literária

Apenas uma maneira de despejar em algum lugar todas aquelas palavras que teimam em continuar saindo de mim diariamente.

Name:
Location: Porto Alegre, RS, Brazil

Um gaúcho pacato, bem-humorado e que curte escrever algumas bobagens e algumas coisas sérias de vez em quando. Devorador voraz de livros e cinéfilo assumido. O resto não interessa, ao menos por enquanto.

Friday, February 08, 2008

DESEJO E REPARAÇÃO


Só pra não deixar passar em branco, vou colocar aqui uns breves comentários sobre dois dos indicados ao Oscar de Melhor Filme, Desejo e Reparação e Onde os Fracos Não Têm Vez. Fiquei sem tempo pra crítica, mas dá pra dizer o que eu achei destes dois concorrentes.

Desejo e Reparação
É um filme de época que, pouco a pouco, vai envolvendo o espectador. Começa de maneira simples, ainda que eficaz, e graças a algumas surpresas do roteiro e um belíssimo trabalho de direção de Joe Wright, captura a platéia de forma magistral, seguindo por caminhos não esperados. Algumas quebras na narrativa, mostrando acontecimentos através de vários pontos de vista, dão o sinal da grande truque que está por vir e deixam claro que, mais do que uma historinha de amor passada em outra época, Desejo e Reparação é um exercício de linguagem cinematográfica de primeiro nível. Algumas opções são perfeitas, hipnotizando o espectador, como a trilha sonora com a batida nas teclas da máquina de escrever e o magistral plano-seqüência na praia, onde a câmera acompanha, sem cortes, o protagonista vagando em meio à guerra. Wright ainda brinca com as percepções do público, em um artifício admirável e complicado de ser utilizado, mas que funciona muito bem. Grandes personagens e ótimas atuações (destaque para Vanessa Redgrave, que deixa forte impressão em poucos minutos) completam esta obra complexa e surpreendente, digna de figurar entre as melhores produções do ano.
Nota: 9.0

1 Comments:

Blogger Anastácia Alacre said...

Boa noitee.
Passei só pra dar meu ar aqui e lembrar da minha existência quase que inoperante nos últimos dias.
Beijo na bunda e até segunda.

2:58 PM  

Post a Comment

<< Home