Viagem Literária

Apenas uma maneira de despejar em algum lugar todas aquelas palavras que teimam em continuar saindo de mim diariamente.

Name:
Location: Porto Alegre, RS, Brazil

Um gaúcho pacato, bem-humorado e que curte escrever algumas bobagens e algumas coisas sérias de vez em quando. Devorador voraz de livros e cinéfilo assumido. O resto não interessa, ao menos por enquanto.

Friday, August 05, 2005

Lost Encontrado




Até anos atrás, nunca havia acompanhado algum seriado com freqüência, com exceção de Chaves. Talvez pela minha “formação cinematográfica”, que me ensinou a não assistir apenas trechos ou partes de filmes, nunca entendi aquelas pessoas que assistem apenas a uma parte de alguma produção cinematográfica e ficam satisfeitas com isso. Este, provavelmente, é o motivo pelo qual jamais havia acompanhado um seriado. Isso começou a mudar quando assisti Friends pela primeira vez.

Quem me conhece, sabe que sou fanático pela série, indiscutivelmente a melhor comédia que a TV já criou. Com a barreira já derrubada, passei a acompanhar outros seriados, todos de comédia. Isso porque é possível dar algumas risadas com apenas algum episódio aleatório, mesmo sem conhecer os personagens e a trama, ainda que seja recomendável. Mas continuava rejeitando as séries dramáticas (ou, digamos, as séries que não têm aquelas risadinhas ao fundo), pelo simples fato de que nessas é imperativo conhecer o enredo e os personagens, de preferência desde o início. Foi então que surgiu Lost.

Por alguma razão obscura até para mim, sempre tive um fascínio por histórias de pessoas perdidas em ilhas desertas. Acredito que seja um ponto de partida riquíssimo para um trama, pois dá oportunidade para explorar o comportamento humano em situações adversas. Bom, talvez, seja isso, talvez não, o que não vem ao caso agora. O fato é que, desde que fiquei sabendo da estréia de Lost no Brasil, decidi dar uma chance e acompanhar a série.

E não me arrependi. Acredito não ter perdido nenhum episódio, o que acho essencial para uma apreciação completa (motivo pelo qual ainda não assisti o adorado 24h), e posso dizer aqui que Lost é sensacional. O primeiro grande destaque da série pode ser creditado ao seu formato, algo que eu ainda não havia visto. Cada capítulo intercala o dia-a-dia dos sobreviventes na ilha com flahsbacks a respeito de um personagem em especial, aquele com mais destaque na trama “atual”, mostrando o que ele fazia antes do acidente de avião. É uma ótima idéia, que permite o público conhecer melhor os personagens e se identificar com eles, ou, ao menos, entendê-los. Hoje, por exemplo, já me sinto familiarizado com praticamente todos os personagens e compreendo suas motivações para cada ação desempenhada, o que dá credibilidade e verossimilhança à história.

Os próprios personagens são uma atração à parte. Com personalidades diferentes e bem delineadas, cada um surge na tela como uma pessoa completa e interessante, tridimensional. Meu favorito é, sem dúvida, John Locke, uma espécie de “protetor” de todo o grupo. Mesmo aqueles que poderiam virar uma caricatura, como o “vilão” Sawyer ou o “herói” Jack são desenvolvidos de forma consciente e jamais limitam-se a estes rótulos.

Além disso, Lost se sobressai por não ser uma típica história de um grupo de pessoas tentando sobreviver na ilha. Não satisfeitos, os criadores da série inseriram uma pilha de mistérios e questões que apenas atiçam a mente do telespectador, como os estranhos animais que atacam ocasionalmente, a escotilha descoberta por Locke, os ursos polares e a francesa Danielle. Quando surge a resposta para um mistério, duas ou mais novas questões são levantadas. Chega a dar até raiva, mas uma raiva saudável. Aquele gostinho de quero mais.

Por enquanto, Lost continua mantendo o alto nível. Não me arrisco a dizer que é a melhor coisa da TV porque não assisto com regularidade outros seriados, mas é uma produção extremamente bem-feita, escrita e interpretada, que surpreende e envolve o espectador a cada episódio. O meu medo é que os roteiristas não saibam responder a todas as questões levantadas e a série perca a qualidade com o passar do tempo. Mas preocupar-se com isso fica pra depois.

2 Comments:

Blogger Pree said...

Oies, sabia que a Globo comprou os direitos de exibir essa série no Brasil pela Tv aberta. Sim, senhor!
Saiu na Zero de domingo, mas parece que só nas férias de verão é que os episódios serão exibidos.
Ah o LOST concorre a 12 prêmios Emmy em setembro, deve ser bom pra burro!
Bjos!

11:23 AM  
Blogger Silvio Pilau said...

Pois é, li isso também. Mas dublado eu me recuso a assistir.

Beijos

12:15 PM  

Post a Comment

<< Home