Viagem Literária

Apenas uma maneira de despejar em algum lugar todas aquelas palavras que teimam em continuar saindo de mim diariamente.

Name:
Location: Porto Alegre, RS, Brazil

Um gaúcho pacato, bem-humorado e que curte escrever algumas bobagens e algumas coisas sérias de vez em quando. Devorador voraz de livros e cinéfilo assumido. O resto não interessa, ao menos por enquanto.

Monday, September 29, 2008

Estranho e curioso caso

Como a maioria das oito pessoas que freqüentam esse blog devem saber, escrevo contos de vez em quando. Faz alguns meses que não publico nada novo aqui nesse sentido, mas é só procurar em posts antigos que existem vários textos ficcionais mal-escritos e sem-graça saídos das idéias da minha cabeça. Falando nisso, agora na Feira do Livro vou dar mais autógrafos pelo Ficção de Polpa. Mas isso eu falo mais além.

Gosto bastante de escrever estes contos. E a inspiração vem de diversas formas. Já surgiu em conversas com amigos, lendo outros livros, defecando e sei lá o que mais. Às vezes, começa com um personagem. Em outros, com uma frase. Pode ser a idéia de uma situação. Uma reviravolta final. Ou, ocasionalmente, um conto pode partir de um título.

Estes dois parágrafos de blábláblá foram pra chegar a esse ponto. Sempre empaco nos títulos dos meus textos. Títulos e nomes de personagens – ainda que esse segundo problema se resolva ao pegar o primeiro nome de uma revista ou jornal por perto. Título, porém, é mais complicado. Às vezes, cabe o mais básico possível, como O Fígado pro meu conto no primeiro Ficção de Polpa. Cada caso, porém, é um caso.

Também tem aquelas vezes que a gente acerta em cheio. Aquele conto que me deu o prêmio que recebi no Teatro São Pedro tinha o título O Estranho Caso de Ricardo Almeida. Nada inovador ou criativo, mas dava o tom certo pra história que viria a seguir. E sei que era um bom título porque David Fincher, simplesmente o diretor de Seven e Clube da Luta, chamou o novo filme dele de O Curioso Caso de Benjamin Button.

Será que cabe processar Hollywood por plágio?

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Filho da %#¨@%¨&

5:39 PM  
Blogger andersonhgo@gmail.com said...

This comment has been removed by the author.

4:26 AM  
Blogger andersonhgo@gmail.com said...

O filme tem o mesmo nome do conto onde busca inspiração, "Curioso Caso de Benjamin Button", de F. Scott Fitzgerald. Outra obra possui um título similar: "The strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde", traduzido no Brasil como "O médico e o monstro."

Abraço,
Anderson Henrique

4:29 AM  

Post a Comment

<< Home