Viagem Literária

Apenas uma maneira de despejar em algum lugar todas aquelas palavras que teimam em continuar saindo de mim diariamente.

Name:
Location: Porto Alegre, RS, Brazil

Um gaúcho pacato, bem-humorado e que curte escrever algumas bobagens e algumas coisas sérias de vez em quando. Devorador voraz de livros e cinéfilo assumido. O resto não interessa, ao menos por enquanto.

Monday, February 09, 2009

Fora de forma

Hoje em dia, ando me surpreendendo com meu ritmo lento pras leituras. Consigo entender os motivos, mas sempre consegui superá-los. Agora, porém, tá difícil. Até o ano passado, por exemplo, eu era um usuário assíduo do transporte coletivo de Porto Alegre. Costumava pegar no mínimo dois ônibus por dia e, nas viagens, das duas uma: ou lia ou dormia. Ou melhor, lia até dormir. Desde que peguei meu Corsinha, ganhei em tempo e conforto, mas perdi um dos meus momentos de leitura.

O verão é outra razão para a queda desse índice. Tenho o hábito de ler bastante nos finais de semana, em silêncio no quarto, com o ar-condicionado ligado e sem ninguém me enchendo o saco. E vocês hão de concordar que fica muito difícil fazer isso quando se passa os sábados e domingos na praia, em uma casa com dez ou até mais pessoas bêbadas, inclusive eu. Corro o risco de ler e depois não lembrar do que li – maldita amnésia alcoólica!

Assim, acaba me sobrando o período de tempo de segunda a quinta, normalmente alguns instantes antes de dormir. Como sofro de uma espécie de narcolepsia (durmo do jeito que for e onde estiver), esse ínterim de leitura acaba reduzido a poucos minutos por semana, talvez a menor quantidade de tempo dedicado aos livros desde que comecei minha carreira de leitor voraz, há mais de uma década.

Por exemplo, estou remando em O Avesso da Vida, de Philip Roth, há uma semana e meia e estou apenas na página duzentos. Antes dele, levei umas três semanas para terminar A Menina que Roubava Livros. Tudo bem que o livro não é curto, mas em outros tempos em levaria quatro ou cinco dias para acabar com ele. Especialmente pelo fato de ser uma obra bastante interessante.

Ando decepcionado comigo mesmo por esse meu ritmo dos últimos dois meses. Mas prometo entrar em forma novamente. Em breve. Em um futuro próximo. Depois do carnaval, claro.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home