Viagem Literária

Apenas uma maneira de despejar em algum lugar todas aquelas palavras que teimam em continuar saindo de mim diariamente.

Name:
Location: Porto Alegre, RS, Brazil

Um gaúcho pacato, bem-humorado e que curte escrever algumas bobagens e algumas coisas sérias de vez em quando. Devorador voraz de livros e cinéfilo assumido. O resto não interessa, ao menos por enquanto.

Monday, March 02, 2009

A verdade.

Como qualquer outro trabalhador que passa o dia inteiro fora de casa para ganhar o dinheiro necessário ao sustento, Jefferson só queria entrar em sua residência, tirar os sapatos, deitar no sofá e relaxar assistindo qualquer porcaria na televisão. Esse, ao menos, era o seu plano até abrir a porta de casa.

Logo que entrou, achou estranho o fato de todas as luzes estarem apagadas. Afinal, sua esposa Denise deveria estar em casa e, a não ser que estivesse muito enganado, tinha certeza de ter visto o carro dela na garagem. Mas a casa estava tomada pela escuridão, salvo alguns feixes brancos de luz que vinham da rua e iluminavam parcamente a sala.

Jefferson, porém, notou algo ainda mais estranho do que a penumbra que tomava a casa. Percebeu um som baixo e constante. Enquanto entrava, ainda antes de acender a luz, deu-se conta de que se tratava de um lamento. Choro. Alguém chorava em sua casa, com as luzes todas apagadas.

Já preocupado, Jefferson acendeu a luz e olhou em volta.

- Denise, o que foi? – exclamou, ao enxergar a esposa sentada em uma cadeira, com o rosto afundado nos dois braços sobre a mesa de jantar.

Ela nada respondeu e Jefferson correu em sua direção. Assim que encostou a mão nas costas de Denise, ela repeliu-o, jogando o corpo para o lado.

- Não toque em mim! Não chegue perto de mim! – Denise gritou, em uma voz que exprimia ao mesmo tempo tristeza, decepção e raiva incontida.

Jefferson afastou-se, meio que por instinto.

- O que houve, Denise? O que aconteceu?

Denise, pela primeira vez, levantou o rosto para encarar o marido. Seus olhos estavam tomados por lágrimas e as bochechas assumiam um tom vermelho.

- Como você teve coragem, Jefferson? – perguntou, de forma mais calma. – Como pôde fazer isso comigo após doze anos de casamento?

- Denise, do que você está falando? O que foi que eu fiz?

Ela olhou para Jefferson por mais alguns instantes. A sensação dele era a de que estava sendo avaliado. Em seguida, Denise abriu a bolsa e tirou de dentro um papel. Era, como ele percebeu em seguida, a fatura de um cartão de crédito.

Denise entregou o papel ao marido e pôs o indicador em um determinado ponto da fatura.

- Leia isso.

Jefferson leu.

- Motel Intimidade. Dia vinte e dois de março. Cento e doze reais.

Segurou o papel diante dos olhos por alguns instantes, tentando entender o que aquilo significava. Denise acusava-o de tê-la traído no tal Motel Intimidade.

- Denise... – começou a justificar.

- Nem tente, Jefferson – interrompeu Denise. – Nem tente. Não quero ouvir qualquer explicação.

- Mas Denise... – ele tentou novamente.

- Não! – gritou ela, levantando-se da mesa e colocando o dedo em riste. – Não! Não mereço ouvir desculpas! Seja homem e admita o que fez!

- Denise, eu não sei o que isso significa. Juro que nunca a traí.

- Ah, Jefferson, por favor. Quer contestar isso que está comprovado aí?

- Eu não sei o que é isso. Deve ser um erro do cartão. Denise, eu não fiz isso.

- Não, eu que fiz, Jefferson. Eu que passo o dia cuidando de nossos filhos, arranjei um tempo pra conhecer um homem e ir a um motel. Fui eu, Jefferson? É isso que você está dizendo?

- Não, claro que não. Não estou dizendo que foi você. Estou dizendo que não fui eu. Denise, você é tudo para mim. Sempre foi. Jamais traí você desde que nos conhecemos e não tenho a menor vontade. Não preciso disso. Só preciso de você – Jefferson começava a chorar também.

Denise começou a ficar em dúvidas.

- Então o que é isso, Jefferson? Como a conta de um motel veio aparecer em seu cartão de crédito?

Ele balançou a cabeça em negativa.

- Não sei, juro que não sei. E você não acha estranho alguém que estivesse traindo a esposa pagar motel com um cartão de crédito cujo extrato ela sempre olha?

- Ah, então quer dizer que o melhor é não pagar com cartão de crédito? Você sabe disso? Sabe como disfarçar, Jefferson? Sabe como enganar a esposa?

Jefferson levantou-se também. Os dois agora estavam pé, a poucos metros um do outro.

- Não, Denise. Eu só disse o que penso. Ninguém faria assim. Quem faz isso deve cuidar melhor para não deixar pistas.

- E quem disse que essa não pode ser sua tática? Esfregar na minha cara e dizer que, se fosse verdade, jamais pagaria com o cartão de crédito?

Jefferson desistiu de argumentar. Sabia que aquela discussão não chegaria a lugar algum. Caminhou até o sofá, em silêncio, e sentou-se. Pôs os braços sobre os joelhos e disse, da maneira mais sincera que conseguiu.

- Denise, eu nunca a traí. Nunca. Jamais. Estamos juntos há quase quinze anos e nunca tive outra mulher. Sempre confiamos um no outro e peço que confie em mim agora. Não a traí com outra mulher no Motel Intimidade. Juro.

Novamente, Denise não soube o que responder. Seu coração queria acreditar no marido, mas não conseguia esquecer a prova naquela fatura.

- Jefferson, preciso de um tempo para pensar. Na verdade, não sei o que pensar. Eu não quero, não posso acreditar que, no ano em que completamos doze anos de casados, você seria capaz de...

Denise simplesmente interrompeu seu discurso. Ficou olhando para o chão por alguns segundos e, logo depois, correu em direção à mesa. Pegou novamente o extrato do cartão e leu o que estava escrito ali.

Subitamente, começou a rir. O ódio, a tristeza e a decepção que dominavam seu corpo alguns segundos antes deram lugar à hilaridade. Denise ria, e ria com vontade. Jefferson permanecia pasmo no sofá, sem entender o que acontecia. Não compreendia a repentina mudança de humor da esposa.

- Denise, o que foi? – perguntou, levantando-se.

Ela continuava dando risada. Entregou a fatura a Jefferson e disse:

- Jefferson, você esteve naquele motel. E acompanhado de uma mulher.

Ele começou a se defender.

- Não, Denise. Juro que...

- Calma! – interrompeu Denise. – Deixe-me terminar. Você esteve naquele motel. Esteve com uma mulher. Fez sexo com ela – disse. Após uma pausa, completou: – Sei disso porque a mulher era eu.

Jefferson arregalou os olhos. Não encontrou sentido naquilo que a esposa dizia. Ela prosseguiu:

- Querido, veja a data. Vinte e dois de março. Lembra de algo?

Ele puxou pela memória, esforçou-se e finalmente lembrou.

- Nosso aniversário de casamento?

- Sim! – ela disse, rindo. – Nosso aniversário de casamento! Nosso aniversário de doze anos. Lembra do que fizemos?

- Saímos para jantar, Denise. Lembro que foi uma ótima noite. Deixamos as crianças na sua irmã e fomos naquele ótimo restaurante perto da casa dela. Comemos bem, bebemos bastante e depois... – ele parou por um instante, pensativo.

Em seguida, os dois disseram ao mesmo tempo:

- E depois fomos ao motel!

Ambos riram. Em seguida, abraçaram-se e beijaram-se, como em alívio.

- Desculpe, querido. Não deveria ter desconfiado de você.

- Não precisa se desculpar, Denise. Você só ficou decepcionada, eu entendo.

- Nunca mais vou agir assim.

- E agora? – perguntou ele. – Que fazemos?

- Que tal uma comemoração? – ela sugeriu. – As crianças ainda estão naquele passeio escolar.

- Adorei a idéia – Jefferson disse. E acrescentou: - Desde que seja em casa.

Baseado em uma história real.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home