Viagem Literária

Apenas uma maneira de despejar em algum lugar todas aquelas palavras que teimam em continuar saindo de mim diariamente.

Name:
Location: Porto Alegre, RS, Brazil

Um gaúcho pacato, bem-humorado e que curte escrever algumas bobagens e algumas coisas sérias de vez em quando. Devorador voraz de livros e cinéfilo assumido. O resto não interessa, ao menos por enquanto.

Monday, January 28, 2008

O CAÇADOR DE PIPAS

"O novo trabalho de Marc Forster é uma obra tocante e profunda, que lida com sentimentos de forma madura e sem concessões, uma jornada de redenção capaz de falar com qualquer pessoa. Forster e Benioff optaram por realizar uma adaptação não somente para agradar o autor e aos fãs, mas com o verdadeiro desejo de contar uma história."

Confira minha crítica completa de "O Caçador de Pipas" em http://www.cineplayers.com/critica.php?id=1231.

Tuesday, January 22, 2008

Oscar 2008 - Indicados

Hoje de manhã, a gordinha e sempre carismática Kathy Bates anunciou os indicados ao Oscar 2008. Não vou me estender aqui nos comentários, até porque a maioria dos principais indicados ainda não chegou ao Brasil e como também não tenho o costume de baixar da internet, conclui-se que ainda não assisti a boa parte da lista. Mas não fugiu muito do que se previa por aí. O ponto negativo ficou por conta de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, a produção nacional que havia ficado entre os nove finalistas à categoria de filme estrangeiro, mas acabou sobrando no apanhado final. Os bam-bam-bans da vez são Onde os Fracos Não Têm Vez, nova aposta dos sempre ótimos irmãos Coen no gênero de crimes, e Sangue Negro, do gênio Paul Thomas Anderson, ambos com oito indicações. Logo na cola vêm Desejo e Reparação e Conduta de Risco, com sete. Estes dois últimos já estrearam por aqui e conferi apenas o segundo. Estrelado por George Clooney, Conduta de Risco é um filme interessante e bem conduzido, mas não possui nada de excepcional para justificar suas sete indicações. As únicas nomeações realmente justas para a obra ficam por conta dos atores coadjuvantes Tom Wilkinson e Tilda Swinton, que realmente estão muito bem. Escrevi uma crítica sobre Conduta de Risco que está lá no Cine Players (www.cineplayers.com). Quem quiser conferir, tem que acessar o site, porque não sei fazer aquela história de colocar links aqui. Mas estão aí os indicados. A maioria chega ainda final de janeiro e durante fevereiro no Brasil. É esperar.

Melhor Filme
Desejo e Reparação
Sangue Negro
Onde os Fracos Não Têm Vez
Juno
Conduta de Risco


Melhor Direção
Tony Gilroy (Conduta de Risco)
Jason Reitman (Juno)
Julian Schnabel (O Escafandro e a Borboleta)
Joel Coen e Ethan Coen (Onde os Fracos Não Têm Vez)
Paul Thomas Anderson (Sangue Negro)

Melhor Ator
George Clooney (Conduta de Risco)
Daniel Day-Lewis (Sangue Negro)
Johnny Depp (Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet)
Viggo Mortensen (Senhores do Crime)
Tommy Lee Jones (No Vale das Sombras)

Melhor Atriz
Cate Blanchett (Elizabeth - A Era de Ouro)
Julie Christie (Longe Dela)
Marion Cotillard (Piaf - Um Hino ao Amor)
Laura Linney (The Savages)
Ellen Page (Juno)

Melhor Ator Coadjuvante
Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez)
Philip Seymour Hoffman (Jogos do Poder)
Tom Wilkinson (Conduta de Risco)
Hal Holbrook (Na Natureza Selvagem)
Casey Affleck (O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford)

Melhor Atriz Coadjuvante
Cate Blanchett (I´m Not There)
Saoirse Ronan (Desejo e Reparação)
Tilda Swinton (Conduta de Risco)
Amy Ryan (Medo da Verdade)
Ruby Dee (O Gângster)

Melhor Roteiro Original
Juno
Conduta de Risco
Lars and the Real Girl
Ratatouille
The Savages


Melhor Roteiro Adaptado
Desejo e Reparação
O Escafandro e a Borboleta
Longe Dela
Onde os Fracos Não Têm Vez
Sangue Negro


Melhor Fotografia
O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford
Desejo e Reparação
O Escafandro e a Borboleta
Onde os Fracos Não Têm Vez
Sangue Negro


Melhor Trilha Sonora
Desejo e Reparação
Na Natureza Selvagem
Conduta de Risco
Os Indomáveis
Ratatouille

Melhor Montagem
O Ultimato Bourne
O Escafandro e a Borboleta
Na Natureza Selvagem
Onde os Fracos Não Têm Vez
Sangue Negro


Melhor Direção de Arte
Desejo e Reparação
O Gângster
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Sangue Negro
A Bússola de Ouro


Melhor Figurino
Desejo e Reparação
Elizabeth - A Era de Ouro
Across the Universe
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Piaf - Um Hino ao Amor


Melhor Som
O Ultimato Bourne
Onde os Fracos Não Têm Vez
Ratatouille
Os Indomáveis
Transformers - O Filme


Melhor Edição de Som
O Ultimato Bourne
Onde os Fracos Não Têm Vez
Ratatouille
Sangue Negro
Transformers - O Filme


Melhor Efeitos Visuais
A Bússola de Ouro
Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
Transformers - O Filme

Melhor Maquiagem
Elizabeth - A Era de Ouro
Piaf - Um Hino ao Amor
Norbit


Melhor Canção Original
“Raise it Up” (August Rush)
“Happy Working Song” (Encantada)
“So Close” (Encantada)
“That´s How You Know” (Encantada)
“Falling Slowly” (Once)

Melhor Filme de Animação
Ratatouille
Persepolis
Tá Dando Onda

Melhor Filme Estrangeiro
The Counterfaiters (Áustria)
Beaufort (Israel)
Mongol (Cazaquistão)
Katyn (Polônia)
12 (Rússia)

Melhor Documentário
No End in Sight
Operation Homecoming, Writing the Wartime Experience
S.O.S. Saúde
Taxi to the Dark Side
War Dance

Debate Ianque

Ontem à noite, logo após deitar-me no colchão com o meu formato para o merecido descanso que os trabalhadores merecem, dei uma zapeada pela NET para os últimos momentos de consciência do dia. Quando achava que nada de interessante apareceria, eis que meu incontrolável dedo zapeador cessa de se movimentar na CNN, aquele canal de notícias norte-americano que todo mundo conhece. Ao vivo, o que a TV a cabo me trazia naquele momento era um debate entre os três candidatos democratas ao cargo mais poderoso do mundo.

Não sei se é de conhecimento de todos a forma de eleição nos Estados Unidos. Basicamente, funciona assim: existem dois partidos, o Republicano (do “presidente da guerra” George W. Bush) e o Democrata (o do debate). Antes do embate entre os dois partidos, ocorre uma série de preliminares entre candidatos do próprio partido, na qual o povo escolhe qual o melhor representante republicano e qual o melhor representante democrata. Apenas depois tem lugar a votação para presidente.

Pois então, o acontecimento de ontem era mais um debate entre os candidatos democratas, Hillary Clinton, Barack Obama e John Edwards. Acredito que comecei a assistir o programa a partir da metade, ou talvez um pouco mais para o fim, e foi possível perceber algumas coisas sobre as eleições que vão ditar o rumo do planeta pelos próximos anos.

Em primeiro lugar, não há mais espaço para os republicanos. Tudo bem que o debate de ontem à noite era exclusivamente democrata e, por conseqüência, obviamente não haveria elogios à política de Bush. Mas a sucessiva quantidade de cagadas do George Jr., levando-o a um baixíssimo índice de popularidade, tornou-se insustentável. Como disse Obama no imbróglio de ontem: “Se tem uma coisa boa que Bush e Cheney fizeram foi dar uma péssima reputação ao Partido Republicano”.

Isso indica que, caso não ocorram falcatruas (Bush em 2000?) ou alguma reviravolta, o próximo presidente norte-americano será um democrata: Hillary, Obama ou Edwards. Dentro destes, acho que podemos descartar o terceiro. Chega a ser estranho o que está acontecendo, mas o único homem branco entre os candidatos é, claramente, aquele que possui menos forças. Por mais que pareça um homem correto e bem articulado (admito que pouco conheço de sua história), Edwards empalidece diante da oratória, carisma e apelo de Hillary e Obama.

E isto ficou bem claro ontem. Enquanto a sra. Clinton e Barack duelavam, o branquelo lutava para achar algum espaço para falar. Chegou, inclusive, a falar para o moderador: “Não esqueçamos que existem três pessoas aqui, não duas”. Mas é inevitável. Como as três preliminares até o momento demonstram (uma vitórias de Obama e duas de Hillary), Edwards é apenas um enfeite. Pela primeira vez na história, os Estados Unidos terão um presidente, digamos, inédito: ou a mulher Hillary Clinton ou o negro Barack Obama.

A questão, assim, é qual dos dois será o vencedor. Hillary tem um ponto fortíssimo ao seu favor, que é o fato de ser casada com Bill Lewinksy, ainda considerado como um presidente que fez muito pelos Estados Unidos. Não por acaso, Bill está participando fortemente da campanha da esposa, o que gerou até comentários de Obama: “Às vezes não sei contra quem estou concorrendo”. Por mais que Barack tente diminuir o apoio do ex-presidente, é fato que Clinton possui diversos admiradores e que boa parte destes optarão pela senadora unicamente em função deste fato.

Além disso, existe o que antes eu chamei de “ineditismo”, ou seja, o fato de Hillary ser mulher e ter o voto destas. Esta foi uma tecla muito batida no debate de ontem. No palco, não pareciam três candidatos norte-americanos, mas três representantes de grupos diferentes: as mulheres, os negros e os brancos. Todos tentaram reduzir a dimensão do fato, dizendo que o que importa é o melhor para o país, mas é inegável que esta “diferenciação” vai pesar – e muito – no resultado final das eleições.

Uma das perguntas foi para Hillary foi, inclusive, sobre a relação de seu ex-marido com a comunidade negra e em como isso poderia beneficiá-la. Mais especificamente, a questão era: “Bill Clinton pode ser considerado o primeiro presidente negro dos Estados Unidos?” A resposta politicamente correta da senadora foi ofuscada pela presença de espírito de Obama: “Claro que Bill Clinton fez muito pelos negros. Mas para afirmar isto eu teria que levar em conta outros fatores, como a capacidade dele de dançar. Só assim poderia considerá-lo um irmão”, disse, arrancando riso da platéia.

Este, aliás, é um ponto a favor de Obama. Em oposição à sisudez de Hillary e ao aspecto playboy de Edwards, Obama é quem tem mais carisma entre os candidatos. Apesar de sério em seu discurso sobre projetos de governo, o senador não perde a chance de fazer brincadeiras, o que certamente é um apelo junto aos eleitores, uma vez que o aproxima destes.

Ainda acontecerão mais algumas preliminares – não sei ao certo quantas – antes da definição do candidato democrata. Edwards poderia descansar desde já, evitando o cansaço das viagens, pois a briga está realmente entre Obama e Hillary. Parece que vai ser parelho até o fim. Mesmo assim, pelo que se viu até agora e pelo que se conhece dos candidatos, o povo americano e, conseqüentemente, o planeta todo vai sair ganhando. Qualquer um dos dois tem o perfil e a capacidade para realizar um bom governo e tentar apagar a péssima imagem que o reinado de terror de George W. Bush construiu em oito longos anos.

Thursday, January 17, 2008

ALIENS VS. PREDADOR 2


"Aliens vs. Predador 2 é um desastre cinematográfico, cultural, etnológico, morfológico e, acima de tudo, lógico. Um atentado não apenas a qualquer forma de arte, mas à reputação que ambas as séries já construíram."

Confiram em http://www.cineplayers.com/ minha crítica completa de Aliens vs. Predador 2.

Wednesday, January 09, 2008

É hora da TV.

Então vamos lá, meus conterrâneos tupiniquins. Gastem metade do seu salário em uma TV de 20 polegadas ou em chumaços de Bom Bril para a antena, porque o momento de júbilo e retardamento de uma nação chegou novamente para se tornar o principal assunto das bocas que nada têm o que falar. Jantem mais rápido, estourem a pipoca e chamem toda a família para disputar uma vaga no sofá, pois ontem teve início mais uma edição do imperdível e educativo Big Brother Brasil.

É, saímos da Idade das Trevas. Saímos da escuridão rumo à luz novamente. Como a gente, integrantes dessa massa comandada por atores globais, sobreviveu meses sem a companhia dos anjos, dos votos e das intrigas entre pessoas sem a menor graça está além dos limites da minha compreensão. Isto, graças a Deus, é passado. O inestimável BBB está de volta para nosso deleite.

Que se fodam os intelectualóides metidos a besta que criticam o programa e só discutem arte e política. Pro inferno aqueles que se preocupam com coisas sérias. Não sabem nada, estes que não gostam de ouvir quatorze pedaços de carne filosofando a quantidade de horas necessárias em uma academia para ter gomos no abdômen. Eles não entendem que o programa é um verdadeiro estudo sobre a essência do ser humano. Revelador ao extremo, que mostra o quanto somos marionetes dessa caixinha de luzes que temos na sala.

Rasguem seus livros, cancelem compromissos com a família. É hora de dar risadas sem inteligência, de se emocionar com corações de plástico, de torcer para que um cara ou uma mulher ganhe milhões de reais somente por ter um corpo sarado. É hora de valorizar a aparência e louvar o vazio. Vamos esquecer nossas vidinhas medíocres de assalariado acreditando na quimera de que um dia nós estaremos lá, conquistando o Brasil e tornando-nos celebridades que nem sabem o que falar diante de uma câmera.

Venham, crianças, está começando a baixaria em horário nobre. Venham aprender sobre como ser bem-sucedido hoje em dia. Aula amanhã de manhã? Pra quê? As estrelas que a gente vai ver agora falam só merda, são ricos e adorados por milhões. Assista isso que logo depois é só se matricular em uma academia que em pouco tempo vai estar na TV. É, minha filha, o segredo é mostrar na capa de uma revista o que você tem de bom para oferecer.

Ah, finalmente, nada mais de abrir o jornal e ler notícias sobre CPI’s. Chega de abrir o Terra e ver a foto do Chávez. Quero notícias sobre o grito de dor de uma ao cortar o dedo na cozinha ou sobre a outra criticando uma participante anterior por ter feito exatamente aquilo que ela sonha em fazer agora. Quero ler sobre a hipocrisia e a futilidade e a falta de caráter. Quer ler sobre tudo isso porque é assim que se faz sucesso. É assim que se fica famoso, que é tudo o que eu quero.

Vem cá, senta do meu lado. Está começando o BBB. Ainda tem um lugarzinho no sofá. Mas não esquece de guardar o cérebro na gaveta e trancar com chave.

Tuesday, January 08, 2008

Top Ten 2007

Tá, dessa vez não tô com saco de fazer aquela lista imensa e cheia de comentários que eu sempre faço ao final de cada ano. Mas, só pra não passar em branco, taí uma listinha dos dez melhores e dos dez piores filmes lançados este ano. Obviamente, tem algumas produções que eu não consegui assistir, então as duas listas são só aqueles que eu tive o privilégio ou desprazer de ver, tanto no cinema quanto em vídeo, mas que chegaram ao Brasil em 2007.
E foi um aninho de lascar. Claro que tem filmes bons, mas faltou aquela grande obra. Nenhum dos filmes deste Top Ten eu colocaria em uma lista dos meus favoritos de todos os tempos. Temos duas comédias nas duas primeiras posições e dois desenhos animados no resto da lista. Já dá pra ter uma idéia de como anda o Cinema.
De qualquer forma, aí está. Primeiro os piores e depois os melhores. Como sempre, vamos de trás pra frente. Começamos do décimo pior até o pior e depois do décimo melhor até o melhor.

Piores filmes do ano

Menções desonrosas:
30 Dias de Noite (30 Days of Night)
A Estranha Perfeita (Perfect Stranger)
Hannibal - A Origem do Mal (Hannibal Rising)
Homem-Aranha 3 (Spiderman 3)
Perfume - A História de um Assassino (Perfume)
Piratas do Caribe 3 – No Fim do Mundo (Pirates of the Caribbean at World’s End)
Resident Evil - a Extinção (Resident Evil Extinction)
As Tartarugas Ninja: o Retorno (TNMT)
Totalmente Apaixonados (Trust the Man)
Transformers - O Filme (Transformers)


10) Eragon
9) A Volta do Todo Poderoso (Evan Almighty)
8) Licença Para Casar (License to Wed)
7) Hora do Rush 3 (Rush Hour 3)
6) O Cheiro do Ralo
5) Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider)
4) A Colheita do Mal (The Reaping)
3) Norbit
2) Número 23 (Number 23)
1) O Vidente (Next)

-------

Melhores filmes do ano

Menções Honrosas:
O Bom Pastor (The Good Shepherd)
Duro de Matar 4 (Live Free or Die Hard)
A Rainha (The Queen)
O Ultimato Borne (The Bourne Ultimatum)
À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happiness)
Um Crime de Mestre (Fracture)
Ligeiramente Grávidos (Knocked Up)

Maria Antonieta (Marie Antoinette)
Notas sobre um Escândalo (Notes on a Scandal)
Ponte para Terabitia (Bridge to Terabithia)
Rocky Balboa

Saneamento Básico, o Filme
Superbad - É Hoje (Superbad)
Último Rei da Escócia (The Last King of Scotland)


10) Zodíaco (Zodiac)
9) Os Simpsons - O Filme (The SImpsons – The Movie)
8) Apocalypto
7) Babel
6) 300
5) Ratatouille
4) Mais Estranho que a Ficção (Stranger than Fiction)
3) Tropa de Elite
2) Borat: o 2º. Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América (Borat – Cultural Learnings of América for Make Benefit the Glorious Nation of Kazakhstan)
1) Planeta Terror (Planet Terror)